sábado, 22 de março de 2008

Aula 2 - Arcadismo

(do século XVIII até o início do XIX)
Também chamado de Neoclassicismo, que se posiciona contra a exuberância e problemas metafísicos do Barroco e propõe uma literatura mais equilibrada e espontânea, buscando harmonia na pureza e na simplicidade das formas clássicas greco-latinas. Os poetas arcádicos, angustiados com os problemas urbanos e o progresso científico, propõem a volta à simplicidade da vida no campo e o aproveitamento do momento presente. Criam, em seus versos, paisagens bucólicas de outras épocas, verdadeiros fingimentos poéticos, usando pseudônimos gregos e latinos, imaginando-se pastores e pastoras amorosos, numa vida saudável idealizada, sem luxo e em pleno contato com a natureza. A poesia árcade se realiza através do soneto, com versos decassílabos e a rima optativa, e a tradição do épico, retomando os modelos do Classicismo do século XVI.

Principais autores: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

Principais Características:
- BUSCA DA SIMPLICIDADE: linguagem simples, de vocabulário simples e períodos simples, além da vida simples.
- IMITAÇÃO: volta aos modelos clássicos Renascentistas, porque neles encontravam o ideal de simplicidade e a imaginação equilibrada pela razão.
- EXALTAÇÃO DA NATUREZA
- BUCOLISMO: espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza.
- TERMOS REPRESENTATIVOS: Inutilia truncat ("as inutilidades devem ser banidas"), Fugere urbem ("fugir da cidade"), Locus amoenus ("local ameno"), Carpe diem("aproveitar o momento") e Aurea mediocritas ("mediocridade do ouro").

Carpe Diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiem!!!!!!!

O essencial filme “Sociedade dos Poetas Mortos”


(...)
- “Pegue seus botões de rosa enquanto pode.” O termo latim para esse sentimento é Carpe Diem. Por que o autor usou essa frase?
- Porque está com pressa.
- Não. Mas obrigado pela participação.
Porque somos comidas para as minhocas, rapazes. Porque acreditem se quiserem, cada um de nós nesta sala um dia vai parar de respirar, ficar gelado e morrer.
Eu gostaria que vocês dessem um passo a frente e analisassem os rostos do passado. Vocês passaram por eles muitas vezes, mas acho que nunca observaram direito. Não são diferentes de vocês, são? Mesmo corte de cabelo, cheio de hormônios como vocês. Invencíveis, como vocês. Tudo é maravilhoso. Acham que foram destinados a fazer coisas grandiosas, como muitos de vocês. Os olhos deles estão cheios de esperanças como vocês. Eles esperaram ser tarde de mais para fazer uma parte do que são capazes? Porque, rapazes, esses jovens atualmente, estão fertilizando narcisos. Mas se ouvirem de perto, ouvirão como sussurram o legado deles para vocês. Vamos. Aproximem-se. Ouçam. O que ouvem?
CARPE. CARPE. CARPE DIEM. APROVEITEM O DIA, RAPAZES. TORNEM SUAS VIDAS EXTRAORDINÁRIAS!!!!!!!!!

3 comentários:

Sophião disse...

Filó. [Do lat. filu, 'fio'.] S.m. Tecido transparente, de seda, algodão ou náilon, geralmente engomado, tramado em forma de rede de furos redondos ou hexagonais, e usado principalmente para véus, cortinados, vestidos de noite ou saiotes de balé; tule, bobinete.

Agora passa no nosso blog de Filósofia!

Sophião disse...

Ah, desde que comecei a ler Drummond, eu AMOOOO dicionários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Geruza Zelnys disse...

Lindo!
eu amo esse filme e adorei a transcrição, principalmente isso:
"Porque, rapazes, esses jovens atualmente, estão fertilizando narcisos" porue contém a efemeridade da vida x o narcisismo com q olhamos para ela!
magnífico!
G.
sugestão: coloquem essa definição deliciosa de Filó no blog... em opções vc pode criar alguma janela para ela...
bj
G.